
O município de Ponte Serrada teve o seu inicio em 1917, pela colonização de antigos moradores a maioria descendentes de Italianos que vieram do Estado do Rio Grande do Sul, atraídos pelas riquezas naturais, entre elas o Pinheiro Araucária, a imbuia, a canela, entre outras, bem como a erva-mate.
Os tropeiros que passavam por esta região em caravanas, juntamente com os colonos que residiam nela, decidiram construir uma ponte, que foi feita de madeira serrada a mão, quanto que, até então, todas eram feitas de tábuas e vigas lascadas, assim originando o nome do município, antes conhecido como Pouso dos Tropeiros.
Ponte Serrada foi emancipada em 1958, tornando assim independente dos municípios de Irani e Concórdia.
O principal pilar econômico da cidade é a agricultura, tendo como produção a erva-mate, já que o munícipio é a Capital Catarinense da erva-mate, também destacando a produção de milho, soja e uva para fabricação de vinhos, a pecuária e a avicultura.
Dados do Município
Região Turística: Grande Oeste
Área: 564.489 km (IBGE/2010)
População: 11634 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°52
Longitude: 52°00
Altitude: 798 m
Cidades próximas: Vargeão, Passos Maia, Água Doce, Vargem Bonita, Irani, Lindóia do Sul, Ipumirim, Faxinal dos Guedes.

Grande Oeste
Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.
IDMS de Ponte Serrada
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0.0000
Guia de Serviços
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Ponte Serrada.